Página:O Reino de Kiato.pdf/54

Wikisource, a biblioteca livre
60
Rodolpho Theophilo

tural, coloridas ao vivo, podendo-se abril-as e fazer o seu estudo anatomico. O professor approximou-se.

Cercaram-no os discipulos. Uma vez descoberto o hypocondrio direito, mostrou o figado cyrrhoso. Dissertou sobre o estado pathologico da viscera, as causas daquelle estado, as desordens do organismo produzidas pelo pessimo funccionamento da glandula. Chamou a attenção dos alumnos para a magreza, o facies de enfermo, para o seu crescido e disforme abdomen.

Acabada a prelecção, dirigiu-se a um compartimento contiguo, seguido dos alumnos: era a sala do raio X.

Ao lado do apparelho, fez a apologia daquelle grande invento, que marcou uma nova era na vida da sciencia medica. Depois fez funccionar o instrumento. Accesos os focos electricos, que se reflectiam em um sem numero de espelhos concavos e convexos, a claridade excedeu á do sol. Convidado um dos discipulos a entrar naquelle banho de luz, foi envolvido pela onda luminosa e o seu corpo tornou-se diaphano, transparente.

Professor e alumnos, armados de oculos negros, observavam o funccionamento daquelle organismo, surprehendido em flagrante, como si estivessem vendo trabalhar a machina de um relogio. Viam claramente circular o sangue, desde o coração aos capilares dos membros, depois voltar ao coração. Viam como funccionavam os pulmões, as vesiculas enchendo-se de ar; o trabalho da digestão e das glandulas que o auxiiliavam; as funcções do appendice, segregando um liquido que o humedecia; as contracções peristalticas, emfim, tinham á vista desvendada a physiologia humana em todos os seus detalhes.

Para avaliarem o funccionamento do engenhoso ap-