Página:O Reino de Kiato.pdf/56

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO VII
AGRONOMIA


O povo de Kiato, depois da decadencia, tornou-se agronomaniaco. A terra daria ao homem a vida do corpo e a paz do espirito. A humanidade voltaria ás primeiras idades, quando o genero humano, dividido em pequenos nucleos, tirava da terra o seu sustento e reinara a fraternidade humana.

O egoismo e a ambição, os maiores factores da perversão moral, não mais existiam porque o homem tinha o corpo são. Foi o egoismo que armou o braço do primeiro criminoso. O sangue de um innocente manchou a terra, ainda virgem, ainda pura, e desde esse dia a sua fertilidade, que era espontanea e assombrosa, desappareceu, só produzindo fructos quando regada pelo suor do homem.

Os habitantes de Kiato haviam conquistado a soberania de sua liberdade depois de mais de um seculo de reacção contra os usos e costumes resultantes da intoxicação alcoolica e syphilitica. Restaurada a saude e a moral, começou uma vida nova, o socialismo emfim.

As classes armadas não tendo mais razão de ser, forram dissolvidas. A marinha de guerra ficou reduzida a poucos vasos, para o policiamento das costas. O serviço mili-