Página:O Reino de Kiato.pdf/57

Wikisource, a biblioteca livre
64
Rodolpho Theophilo

tar fôra obrigatorio. O cidadão fazia o tirocinio em tres annos. Agora em vez de exercitar-se nas armas, exercitava-se nos instrumentos agricolas. Todo o cidadão era obrigado a cursar a escola de agronomia durante tres annos. A terra é que trazia a fraternidade humana depois do expurgo das taras, das diatheses que infectam a humanidade. O mais difficil problema social, a harmonia entre o proletario e o capitalista, havia resolvido a enxada.

Paterson, desejoso de conhecer a utilissima escola, foi visital-a. Era num dos suburbios da cidade. Num enorme pavilhão fazia-se o curso. O alumno, para ser admittido, apresentava attestado de francez, inglez, allemão, italiano, physica, chimica mineral e organica, historia natural e mathematica, principios de geologia e mineralogia

Paterson assistiu a uma aula em que o professor dissertava sobre adubos, seu valor e necessidade nos terrenos esfalfados. Explicou a composição chimica dos animaes e mineraes, sua applicação de accordo com as especies cultivadas.

Finda a prelecção, que durou uma hora, a turma de duzentos e tantos rapazes, acompanhou-o ao campo de demonstração, alguns hectares de terra cobertos de uma vegetação luxuriante, que attestava o poder do trabalho a serviço da sciencia.

Os estudantes começaram a labuta. Paterson admirava-se da perfeição dos instrumentos, alguns dos quaes eram aperfeiçoamentos, modificações dos já conhecidos. Outros eram modernos, descobertos em Kiato. Todo o trabalho era feito por machinas. O homem guiava-as apenas: Os arados, as machinas de semear, de mondar, de colher, movidas pela electricidade. Aquella gente era electrica...