Página:O Reino de Kiato.pdf/6

Wikisource, a biblioteca livre
O reino de Kiato
9

tancias que se combinavam sob a acção de forças sobrenaturaes, que agiam sob influencia do demonio.

A transmutação se fazia por um liquido chamado leite da virgem, leão verde.

O seu poder era de tal natureza que uma onça de mercurio dos sabios transformava em cem onças de ouro o mais vil metal.

Paterson queria descobrir a Pedra Philosophal com a chimica e não com a alchimia. O methodo experimental, a analyse, a synthese, que faltavam aos alchimistas na Idade Media, elle os tinha e com o seu auxilio chegaria á grande descoberta. O fracasso dos seus predecessores — pensava — devia-se á crença de que a transmutação dos metaes se fizesse ao ar livre. Para elle, o oxigenio da atmosphera, com o seu poder oxidante impedia que se alterasse a proporção dos elementos da materia.

Um sem numero de experiencias havia feito sem resultado. Exgottára os seus conhecimentos. Restavam-lhe pesquizas no vacuo. Falhassem, embora, estas, continuaria, pois grandes descobertas têm sido feitas pelo acaso. A composição do ar atmospherico não se deve a Lavoisier e sim ao imprevisto.

Semanas e semanas passou ao lado de uma machina pneumatica e os metaes não se transmutavam. Agora estava quasi convencido de que era o ether que se oppunha ao exito de suas experiencias. O ar conseguira eliminal-o; mas o ether que era imponderavel, que estava em toda a parte, dentro dos proprios atomos, como supprimil-o? Quando estudára o atomismo, impressionara-o a theoria do ether.

Era uma arrojada hypothese esta de que a sciencia