Página:O Reino de Kiato.pdf/61

Wikisource, a biblioteca livre
68
Rodolpho Theophilo

— Ignorei o incidente até a manhã do dia seguinte, quando o jornal noticiou o facto, porém sem commentarios — dizia o hoteleiro. Resignei-me, porém, a esperar um navio que me conduzisse á patria. E a convivencia com esta gente me affeiçoou a esta terra. Um acontecimento, tambem imprevisto, fez-me de vez ficar residindo aqui: a morte de Paul Bertin.

Nos primeiros tempos tive saudades de Londres, minha terra natal, dos amigos e dos poucos parentes que havia deixado, mas, a fortaleza desta gente, este meio são, parece que me tonificaram e impediram que fosse atacado pela nostalgia. Eu era novo, tinha quinze annos menos do que hoje.

Pensei em casar, unir-me a uma d’essas raparigas, cujo corpo é são, cujo espirito é forte, não combalido pela civilisação doentia das outras partes do mundo. Já tinha de olho uma rapariga, mas esta não me prestava attenção: passava despercebido aos seus olhos como si fosse um animal de outra especie... Acariciei tal idéa até o dia em que melhor conheci o codigo de Kiato.

Soube, nessa occasião, que, como medida prophylactica, era aqui prohibido o casamento com estrangeiros. Custára-lhes seculos de trabalhos o expurgarem-se d’aquellas hediondas taras, d’aquellas malditas diatheses, que, no transcorrer do tempo, vinham corrompendo gerações e gerações. E não haviam de permittir que voltassem a imperar, por via da união de organismos sãos a organismos portadores do mal,

— Tem razão, disse Paterson. Como se vive aqui, pouco mais ou menos sei; porém, como se morre?

— O kiatense não morre: acaba-se. A medai da vida é de cem annos. O organismo vai-se gastando paula-