Página:O Reino de Kiato.pdf/65

Wikisource, a biblioteca livre
72
Rodolpho Theophilo

William Robert, depois de ter dito ao patricio como era pago o direito á morte, passou a relatar como era pago o tributo á vida. O imposto em Kiato era taxado sobre a renda do capital, mas sem fisco. No fim do anno, cada cidadão, julgando-re devedor ao Estado, sommava o que havia rendido a sua industria, o seu capital e deduzia a importancia de vinte por cento para o erario pubiico. Do excedente, tirava ainda trinta por cento, que distribuia entre os que o haviam ajudado a ganhar aquella somma.

Nos primeiros dez dias de janeiro, todos os annos, as portas do Thesouro da Nação estavam abertas para receber o imposto. A Fazenda Publica não chamava por edital os contribuintes ao cumprimento do dever.

Todos sabiam que eram devedores e iam com a melhor vontade satisfazer seus compromissos. O erario publico, em vez de um sem numero de parasitas, tinha, apenas, dois empregados: um thezoureiro e um escripturario. O contribuinte apresentava ao escrevente uma guia, na qual declarava o rendimento que havia tido sua industria ou commercio, deduzida a porcentagem de 20 ojo que entregava ao Thezouro Nacional. O escripturario transcrevia a guia, e escrevia no verso — lançada — e o contribuinte, por sua vez, a levava ao thezoureiro. Este a recebia, como tambem o dinheiro, que recolhia ao cofre — de ferro no tempo da decadencia, inutil agora, pois o furto havia desapparecido.

O fisco existe somente nos paizes interiores — dizia Robert. E’ uma figura que se individualisa muito nas sociedades corrompidas. O fiscal das rendas publicas é quasi sempre um parasita do erario. Mal pago pelo governo, faminto, sem os meios necessarios para subsistir com a fa-