Página:O Reino de Kiato.pdf/75

Wikisource, a biblioteca livre
O reino de Kiato
83

Esterilisados os incuraveis, exercida rigorosa fiscalisação sobre as mulheres publicas, decretado o casamento obrigatorio, tratados os enfermos curaveis, pela therapeutica de Kiato, mais adeantada que a dos outros paizes, a syphilis havia de desapparecer dentro de um seculo.

Pantaleão II foi digno successor de Pantaleão I. Reinado muito menos tempestuoso do que o de seu pae, pois as reformas mais importantes estavam feitas, continuava, porém, a obra de saneamento moral e physico, aperfeiçoando-se com o progresso, o evoluir da sciencia. O facto mais importante de seu reinado foi o combate á syphilis. Os que velavam pela saude publica, obsecados, viam em toda a parte o virus do mortifero morbus, e procuravam evital-o, tomando medidas de prophylaxia tão severas que tocavam ao exaggero.

A vida das desgraçadas meretrizes tornou-se uma tortura. Eram examinadas tres vezes por semana e interdictas quasi sempre. O casamento obrigatorio diminuiu-lhes a freguezia. Para não morrerem de fome, fecharam as portas.

As festas de nupcias, que no Kiato antigo se revestiam de grande pompa, perdiam o brilho á medida que o povo se purificava. O casamento se reduzia ao acto religioso e ao contracto civil, feitos com toda a simplicidade, sem corbelha nem fuga dos noivos...

Annos depois, quando aquella gente se havia de todo purificado, o contracto civil desappareceu, ficando apenas o acto religioso, para dar tons de legitimidade á união. Ainda havia, naquella gente, uns longes de respeito pelas leis da igreja e, embora levando uma vida de santidade, não se lhe tinha o espirito libertado de preconceitos arrai-