Página:O Reino de Kiato.pdf/78

Wikisource, a biblioteca livre
86
Rodolpho Theophilo

de tres membros, nomeados pelo rei. O suffragio universal havia sido supprimido. A junta governava por tres annos. Ao findar o mandato, tres mezes antes, enviava ao rei uma lista dos homens, maiores de cincoenta annos, de cada kiatisito. A escolha se fazia á sorte, porque eram todos iguaes. O cargo não era remunerado. Limitava-se a acção do poder publico a gerir as finanças da localidade, receber as esportulas que davam a titulo de imposto, e vigiar as fronteiras do Reino.

Ver um kiatisito era ver em miniatura uma photographia da capital.

Os governadores cuidavam, com excessos de zelo, das relações com estrangeiros dos centros visinhos. Para um cidadão sahir temporariamente do paiz, eram feitas tantas exigencias, o processo tão longo e complicado que era preferivel sahir de vez. O estrangeiro que entrava pelas fronteiras era, ao chegar, interrogado por um dos membros da junta e espiado noite e dia — serviço este feito por todos.

Tinham horror ao homem de outras terras por julgarem-no um animal empestado, prevenção semelhante á do homem branco dos Estados Unidos da America do Norte pelo negro. Desde a escola primaria á universidade ouviam prelecções, narrativas de factos, no sentido unico de lhes prevenir o animo contra os habitantes das outras regiões da terra, em que eram cultivados os grandes vicios e amados os pervertedores da humanidade — alcool, syphilis e fumo — de modo que não podiam deixar de sentir essa repugnancia.

A sua superioridade era incontestavel: Tinham a certeza d’ella, todas as vezes que se comparavam com os