Página:O Reino de Kiato.pdf/8

Wikisource, a biblioteca livre
O reino de Kiato
11

Já a tinham chloroformisado e ella, sob a acção do anesthesico, portára-se como animal.

Paterson conseguiu fazer o estudo da ennervação da sensitiva e delle tirou conclusões que bastante o animaram a proseguir em seu projecto. Era preciso, parecia-lhe, misturar o sensorio vegetal com o sensorio animal para obter um producto sedativo de extraordinario poder. Era o — «contraria contralis curantur».

O rachis de um saurio de escamas douradas, muito indolente, habitante das altas penedias, foi escolhido para as suas experiencias.

Os nervos do lagarto, misturados aos da «mimosa pudica» e vinagre, foram levados ao vasio e ahi estiveram vinte e um dias, tempo este que Paterson julgou sufficiente para se dar a combinação.

Começou as experiencias fazendo injecções intravenosas do liquido obtido, em cobaias. Surprehendeu-o o resultado: um centimetro cubico injectado na veia produziu a morte do animal quasi instantanea, em horriveis convulsões tetanicas. Estava descoberto o «nevrozicida». Era preciso atenuar a força do medicamento, dosal-o,

Passaram as experiencias a ser feitas em coelhos: uma serie de immunisações, até o animal supportar uma dose de morte sem o mais leve abalo da saude. Continuou as experiencias em cavallos, dos quaes, depois de immunisados, extrahiu o sangue e deste o sôro, com o qual preparou um elixir que denominou «nevrozicida».

De posse do segredo, sua alma de yankee não acariciou a altruistica idéa de revelal-o a bem da humanidade. Os Pasteur são divindades que apparecem de millenio sem millenio. Só os predestinados, os stoicos, supporttam