Página:O Reino de Kiato.pdf/83

Wikisource, a biblioteca livre
92
Rodolpho Theophilo

que, illuminando fartamente o recinto, se reflectia nas vidraças protectoras dos livros,

Ao centro do salão, mesa de dez metros de comprimento, envernisada de preto, cercada de cadeiras, que sob ella se escondiam, deixando ver somente os espaldares. De espaço a espaço, uma escrivania com seus pertences, cadernos em branco, lapis, pennas, canetas e canivetes. Uma placa de pedra embutida no alto da parede do fundo trazia o numero 1.

Paterson procurou os empregados, ao menos um botão electrico para chamal-os; não encontrou. Correndo a vista pelo salão, leu na parede do fundo do compartimento, por cima de uma pequena banca — «Informações».

Dirigindo-se para lá, viu sobre a mesinha um grande livro. Abriu-o. Era uma noticia completa do estabelecimento, em diversas linguas. Informou-se, então: os salões eram em numero de dez, no salão numero 1 encontravam-se, por exemplo, a historia antiga, as obras scientificas de alguns dados paizes. Cada salão tinha o seu catalogo de todos os autores, por ordem alphabetica, com o numero das estantes e das prateleiras. Era facilimo encontrar um livro...

O que mais admirava Paterson era a ordem, o aceio, o methodo em tudo. Não havia visto pessoa alguma, embora as estantes estivessem todas abertas. E’ verdade que em todas ellas havia um aviso: — «Tire o livro com cuidado, leve-o com carinho, manuseie-o sem maltratal-o, depois traga-o e colloque-o no mesmo lugar em que o encontrou. Assim elle servirá a muitas gerações» — recommendação que era attendida.

Em outra qualquer parte do mundo, qual a biblio-