Página:O Reino de Kiato.pdf/88

Wikisource, a biblioteca livre
O reino de Kiato
97

celeres. Não se apiedou elle ; pelo contrario, accendeu-se-lhe mais a paixão, que o devorou inteiro. A sua carne, fremindo de desejos, respondeu ás lagrimas daquella mãe torturada:

— Alguns minutos mais de demora, seu filho estará perdido.

Libia, prostrada ainda, no auge da angustia, concentrou no olhar toda a ternura de sua castidade agonisante, os ultimos lampejos da luz de sua honra que bruxoleava, prestes a apagar-se, e fitou o seductor esperando commovel-o.

— O medico comprehendeu: aquelle olhar era o derradeiro esforço, a extincção das energias daquelle espirito.

Possuiu-a ali mesmo, mas possuiu o corpo de uma mulher em syncope, apparentemente morto, sem vibrações e sem gosos...

Quando Libia deu accordo de si, estava em sua alcova. O filho salvo, emquanto o medico, reflectindo em sua casa nas scenas passadas, era presa de idéas mortificantes.

Um pensamento sobretudo o acabrunhava: — não tinha gosado Libia, mas violado o seu cadaver... Fôra um infame, um covarde!... Lubrico como um capro, atirara-se sobre a victima e, quando a cingiu ao peito e colou os labios aos labios d’ella, molhados de lagrimas, já ella estava sem sentidos. A vista, empanada pela concupiscencia, não via decompostas as feições da mulher em que cevava a sua paixão, a pallidez de cadaver, os olhos de cilios mal cerrados, deixando perceber uma esclerotica onde se afogava um iris opaco, como velado pela morte. No auge da volupia, não sentira a frieza do corpo d’aquella mulher nova, que a syncope tinha esfriado. Gosara uma estatua como de pedra, apenas humidecida de um suor glutinoso.