Página:O Reino de Kiato.pdf/89

Wikisource, a biblioteca livre
98
Rodolpho Theophilo

Libia, por sua vez, tinha vaga idéa do que se havia passado até o momento em que ouviu o ultimatum do seductor: «Alguns minutos mais de demora, seu filho estará perdido». Lembrava de que estas palavras a atordoaram. Sentiu um vasio na cabeça, os olhos esfriaram-se-lhe, como dois globos de gelo, teve uma sensação de fim, o corpo a tomar proporções taes que parecia tocar o tecto, a vista tendo eclypses até que num delles a visão não mais se fez, acabando-se com ella a consciencia.

A ultima impressão que lhe ficou foi a da constricção do busto, a de um corpo que lhe aquecia os labios... E a vida pareceu cessar.

Quanto ao acto carnal, ignorava-o por completo. Só mais tarde teve a prova material delle. Sua castidade não na havia perdido; sua honra não havia sido offendida nem em sonho. Continuava pura perante sua consciencia...

E Paterson fechou o livro. Querendo, agora, conhecer a vida de Kiato moderno, escolheu um de seus romances contemporaneos — A Felicidade.

O primeiro capitulo deu-lhe a conhecer a feitura do livro: scenas populares, photographias da vida campezina em toda sua simplicidade e pureza de costumes. Scenarios descriptos com vigor e arte, o leitor tinha a sensação do real, tal a nitidez dos quadros; uma aguaforte emfim. Os campos pareciam naturaes, com flores e perfumes tão activos que impressionavam ao olfacto.

Esse ninho de felicidade abrigava um casal, que para ali entrára na alvorada da vida, e, hoje, já em meio da jornada, cercado de crescida prole, vive muito bem com o seu Deus, com os seus gados, tirando da terra — mãe de todos os homens — o pão de cada dia.