Página:O Reino de Kiato.pdf/93

Wikisource, a biblioteca livre
102
Rodolpho Theophilo

lucta do mycoderma aceti com as anguilles, batendo-se estas pelo ar atmospherico.

Dando grande valor ao infinitamente pequeno, considerando-o factor primordial da vida sobre a terra, exclama o sabio francez:

«Se os seres microscopicos desapparecessem do nosso globo, a superficie da terra cobrir-se-ia de materia organica morta e cadaveres de todo o genero (animaes e vegetaes).

São os infinitamente pequenos, que dão ao oxigenio principalmente as suas propriedades comburentes. Sem elles, a vida seria impossivel, porque a obra da morte ficaria incompleta».

O autor commentava com muita sabedoria estas palavras de Pasteur. Sem a putrefacção, que é obra dos microorganismos, como se faria a resurreição da carne, como seriam restituidos á natureza os elementos que constituem a materia organica para a formação de novos seres? Só a putrefacção, só os microorganismos podem decompor a materia organica, completar a obra da morte, alimentar a vida. O autor considerava, depois dos estudos de Pasteur, morta para sempre a theoria da geração espontanea, Regeitava todas as idéas apparecidas e procurava provar com os conhecimentos actuaes, consultando a historia natural, a paleontologia, e todas as sciencias, que a vida somente poderia ter apparecido em um meio, como o nosso planeta, em que só houvesse compostos ternarios e corpos simples, a materia inorganica, mineral.

Estudou a origem e formação da terra, as idades por que passou, as forças que actuaram sobre ella quando a esphera não tinha a crosta solidificada e a forma actual.