Página:O Reino de Kiato.pdf/95

Wikisource, a biblioteca livre
104
Rodolpho Theophilo

as cordilheiras que existem hoje. A’ proporção que a crosta ganhava espessura, augmentava a sua resistencia, diminuia o relevo, reduzido este aos montes, aos pequenos outeiros, que salpicam hoje a face do planeta.

Essas alterações foram as derradeiras e fracas contorsões de uma formidavel crise epileptica por que passou o globo, crise que o abalou, que o sacudiu até ás fundações. O periodo neptuniano não é, portanto, o diluvio universal. A materia organisada não existindo, como Noé vivia? Afogado, diz o autor, esteve o globo por muitos seculos até que aflorou no immenso oceano o primeiro ponto, o Quarisankar no Hymalaia.

Outros pontos foram apparecendo, até que se individualisou a terra; separaram-se os dois elementos — terra e mar.

Devia ter sido uma convulsão cyclopica, de annos, talvez, taes foram as alterações que se operaram á superficie do planeta. A terra, que era uma, foi dividida em partes — os continentes. Ilhas appareceram, isoladas ou juntas formando archipelagos. No pincaro das montanhas, em diversas latitudes, elevavam-se pennachos de fumo negro, sahido das chaminés dos vulcões que appareciam pela primeira vez. Estas valvulas de segurança abriram-se durante uma preamar descommunal do pyrosphero, determinada por uma convulsão titanica do globo: Crateras abrir-se-iam para, em vomitos formidandos, sahirem os gazes, as materias incendiadas que premiam o envolucro terraqueo, ou o globo iria pelos ares. Ficou mais ou menos firmada, nesse periodo, a homogenia da terra.

O autor estuda a causa da erupção do vulcão e apresenta idéas suas. Diz elle: a lava vem das entranhas da