Página:O Reino de Kiato.pdf/96

Wikisource, a biblioteca livre
O reino de Kiato
105

terra, mas qual a força que a faz subir? Acredita-se ser da agua, porque todos os vulcões, á excepção de tres ou quatro na Asia, acham-se nas ilhas ou nas costas. Presume-se ser a força expansiva do vapor d’agua que determina a ascensão da lava. Essa hypothese não satisfaz, attendendo-se á disposição interna do vulcão, imaginaria é verdade.

Supponha-se que sobre o lar do vulcão, em fusão ignea, cae uma grande massa d’agua. Dá-se a espherolisação — a agua vaporisa-se immediatamente. O vapor sobe pelo conducto até escapar-se pela cratera. A pressão do vapor d’agua jámais se faria sobre o lar do vulcão. Quando a cratera se açha obstruida pelo ultimo vomito de lava, que não poude ser lançado fóra, a força expansiva dos gazes o atira no espaço, um bloco ás vezes de algumas toneladas. Não explicaria a ascensão da lava o vasio que se faz no conducto pela subida do vapor dagua? Não se dará o mesmo phenomeno que se observa nas bombas, quando se faz o vasio nos tubos? Objectarão que a pressão da atmosphera é que faz a agua subir nos tubos das bombas e — como ella se exerceria no centro da terra? O meio lá é outro e não se pode saber as modificações que soffrem as leis physicas, que conhecemos, em uma temperatura que funde todos os corpos.

Além d’isso, a agua tem um limite de ascensão nas bombas. As lavas dos vulcões tambem o tem. A dynamica terrestre deve ser outra no centro do globo.

Para que a pressão do vapor d’agua fizesse a ascensão da lava como faz a pressão atmospherica na columna barometica, era preciso que se exercesse sobre a lava e, assim, em primeiro logar, o vulcão vomitaria esta e depois o vapor d’agua. O que se observa é justamente o