Página:O Reino de Kiato.pdf/99

Wikisource, a biblioteca livre
108
Rodolpho Theophilo

da vida sobre a terra. Foi essa, dizia o autor, uma miragem que deslumbrou grandes espiritos.

O darwinismo não explicava a homogenia dos seres vivos, quanto mais o apparecimento da vida no planeta. O homem, como todos os animaes superiores, veio já adulto ao mundo, isto é, si são as mesmas as leis biologicas que nos regem e regeram a elle nos primeiros tempos. Si são as mesmas, si o homem moderno é igual biologicamente ao homem antigo, só a symbolica creação de Adão pode explicar a origem da vida.

O autor pensa que a humanidade não ouvirá nunca a ultima palavra sobre o assumpto. Não será o raciocinio que desvenderá o mysterio. Os processos empregados pela sciencia — analyse, synthese, o methodo experimental, emfim — não darão em resultado sinão hypotheses. Os documentos a consultar, as causas a investigar serão sempre as mesmas — a crosta da terra, que com pouco resultado a paleontologia estuda ha muitos annos.

Os hieroglyphos, as tradições dos egypcios nada dizem de positivo e a noite de mysterio continúa a envolver a historia da origem da vida sobre a terra.

Paterson chegou ao fim do livro na mesma incerteza, convencido de que o caso é d’aquelles a que a razão, a sciencia e a intelligencia humana jámais encontrarão uma explicação que satisfaça. Será sempre a eterna questão: «qual mais antigo, o ovulo ou o ser que o gerou»?...

São as causas primarias que o homem não explicará nunca. São os phenomenos magneticos, electricos, a radio-telegraphia, o sonho, os phenomenos espiritas, telepathicos, cuja causa escapa aos nossos sentidos, e a sciencia