tilisou a iniciativa official de um plano, em conjuncto, de estudos geophysicos no paiz, sonegou estas informações ao actual ministro e vehiculou, por seu intermedio, tão grosseira intriga xenophoba contra a AMEP.
O engenheiro Winter já estava aqui ha anno e meio á espera da solução dos poderes federaes, quando occasionalmente teve opportunidade de um entendimento com a iniciativa particular. Proveiu dessa circumstancia a chave providencial do problema do petroleo em Alagôas.
E que não existe subordinação nenhuma a interesses externos, ha um acontecimento posterior que o prova.
A companhia alagoana, deante dos horizontes que se lhe rasgaram com os resultados da missão geophysica, acaba de crear o seu Departamento Geophysico, obtendo de Piepmeyer & Cia. a cessão de todos os apparelhos utilisados nas pesquizas daquelle Estado e bem assim os serviços de dois de seus principaes technicos.
51. — Não é igualmente exacto que o contracto do governo de Alagoas com os technicos geophysicos allemães se realisasse depois da incorporação definitiva da Companhia Petroleo Nacional, nem que “a firma Piepmeyer não quiz receber em pagamento as acções do lote 9.900 contos (subscriptos pelo engenheiro Edson da Carvalho), nem que preferiu fazer-se pagar em moeda cor-