Página:O estado do Direito entre os Autochtones do Brazil.pdf/12

Wikisource, a biblioteca livre
— 30 —

Além disso os serviços dos chefes em tempo de paz são limitados a poucos serviços públicos. Elle ouve-as, aliás, rarissimas queixas de partes em briga, julga-as como bem lbe parece, geralmente de accordo com o feiticeiro, e medico (Pagé); preside ás conferencias da communidade ; regula as relações com as tribus vizinhas cujos emissarios de preferencia se hospedam com elle ; fixam allianças com elles ; trata da caça em commum etc. No caso da communidade já estar em relação com os negociantes brazileiros é elle, como o mais esperto e experiente, quasi sempre o intermediario, que fecha o negocio, fornece o recebe os artigos de permuta, abastece os emissarios com mantimentos, dá escolta de segurança quando devem atravessar todo o territorio da sua soberania e cuida no transporte de suas mercadoria [1].

O gráu da sua auctoridade, em todos estes casos, diverge bastante conforme as suas qualidades pessoaes, todavia, ha em geral uma grande submissão a todas as opinões e desejos desta personagem. A’s vezes tem elle familia numerosa, ou outros amigos valentes á sua disposição para fazer cumprir as suas ordens, e, como além da indolencia innata desta gente, também ha o medo, reina elle á descrição e com um poder que seria insupportavel, si a sua ambição ou mania do poder o impellisse a grandes excessos contra os seus patricios. Onde já existem relações com os brancos, o espirito emprehendedor de taes chefes tornados dictadores, é aproveitado principalmente para caçadas humanas, porque a venda de escravos conquistados é uma fonte de enriquecimento. Quasi por toda a parte nas provincias do interior, onde ainda moram numerosas hordas de indios, floresce este vergonhoso commercio de carne humana, sendo um dos principaes motivos do rápido decrescimento do povo indio.

Para a propria tribu o chefe dictador torna-se um flagello si elle, preso ao vicio da polygamia, sem respeito pelo direito, transforma a sua cabana cm harem. Este caso, porém, é bastante raro por causa do temperamento inerte do indio. No Rio Negro contaram-me muitas historias das crueldades do Tupixaba Cocui, dos indios Manáos, no curso superior deste rio. Este chefe não se contentava com o rapto das mulheres dos seus companheiros; tendo saciado nellas os seus instinctos, engordava-as e comia-as. Taes excessos do poder, o chefe muitas vezes paga com a morte, porque o ciume e o espirito de vingança são poderosos motores para o indio americano, talvez até as unicas emeções da sua alma embotada, capazes de o arrancar do seu entorpecimento indolente.

Onde o chefe possue escravos ou familia numerosa, póde elle, com este contingente, entregar-se a uma lavoura mais extensa do que é costume. Assim não lhe faltam alimentos e esta opulencia permanente contribue muito para conservar-lhe a estima dos seus subditos. Quasi sempre tem elle alguns hospedes e na sua grande cabana, ou no quintal, o espaço que a

  1. Que o chefe tinha tambem deveres de agente sanitario, nunca observei. Gumilla conta de um cacique dos Gúamós que por occasião de uma epidemia, tirou do seu proprio sangue para com isso fomentar os ventres dos seus companheiros.