Página:O estado do Direito entre os Autochtones do Brazil.pdf/13

Wikisource, a biblioteca livre
— 31 —

circunda, realizam-se a maior parte das orgias e mais reuniões da communidade. As suas mulheres e escravos trazem as bebidas e comidas e servem aos hospedes, fazendo elle proprio as honras da casa. Assim encontrei os costumes, durante a demora por umas semanas na cabana do chefe dos Miranhas, canibaes do Yupurá superior. E’ verdade que alli nào reinavam a civilisação e a moral hellenicas, porèm, muito lembrava-me da simplicidade natural do lar dos heróes homéricos.

A gravidade taciturna do chefe daquelles Miranhas não o permittia de mostrar-se com as insignias da sua dignidade durante as festas, ás quaes chegavam velhos e moços ornados de varios enfeites para assistirem ás danças e aos banquetes. Em outras occasiões, porèm, apparecem os chefes enfeitados de ricos ornamentos de penas ao redor da cabeça, nos hombros e nas virilhas (Araçoiyaba), pintados de vermelho e com armas bellamente esculpidas na mão [1]. Os chefes dos índios Gez empunham um machado de pedra de cabo curto como distinctivo da sua posição. Os chefes Mundrucùs tem ura sceptro de pennas fabricado com muita arte e os Tupixabas das tribus Tupy parecm ter como emblema de sua cathegoria a Tocacaba, uma grande taquara. Foi por isso que o ministro Pombal, para agradar os chefes indios subjugados e reunidos em aldeias, fez distribuir entre elles bengalas de junco com grande castão e borlas. Eu ainda as alcancei nas mãos de alguns principaes que, juntamente oom casacas fóra da moda e cabelleiras, offereciam um espectaculo ridiculo. Que os chefes de certas tribus selvagens cortavam os seus cabellos em corôa e deixavam crescer as unhas, conta-nos um auctor antigo [2].

O dever do chefe é convocar reuniões para discutir os negocios publicos. Entre os descendentes dos antigos Goiaiacazes, os Coroados, que moram no limite entre Minas e Rio de Janeiro, faz-se hoje a convocação por meio de uma busina (Boré) feita de um chifre e entre os Caiapòs e Botucudos [3] por um instrumento similhante feito da canda*do grande armadillo (tatú); entre os Crans por businas fabricadas de purungas; entre os Mundrucús por um instrumento de taquara e entre os Miranhas e outros povos ao norte do Amazonas, por tambores de madeira (Uapy) [4] que, tocados de differentes modos, como um telegrapho acústico espalham as noticias.

A’s mais das vezes estas reuniões se effectuam de noite. Cada chefe de familia tem o direito de assistil-as, [5] apparecendo em geral só os mais velhos. Moços nunca lá vi, porém muitas vezes meninos e crianças que importunamente se moviam entre os oradores, sendo supportados com uma paciencia que admira ao europeu. Antes de começar a discussão ouve-se um murmurio ou conversa baixa entre a multidão quieta. Todos ahi fallam de um modo monotono e ao mesmo tempo sem se importarem si alguém lhes ouve ou não. Unicamente o pagé

  1. Uma das insignias mais communs dos chefes parece ser nma especie de diadema de pennas (Acanguape). Encontra-se este enfeite tanto nos indios mais brutos (p. ex. Botocudos) como nas tribus mais civilisadas (Mundrucús, Coerunas) e em todos os outros povos americanos: Peruanos, Mexicanos, Caraibas. Chilenos etc. 0 ornamento principal dos Incas do Perú, além do cabello cortado curto, era uma borla colorida (Lautu) que como uma franja espalhava-se sobre a testa. O principe herdeiro a tinha de cor amarella. Esta insígnia já foi introduzida por Manco Capac, Garcilaso. Commentarios I cap. 23 pg. 28. Os grandes do reino peruano traziam a borla n’um lado. Acosta VI. c. 12+p. 416. Tambem placas enormes de 3 pollegadas eram penduradas nas orelhas e pertenciam ás distincções peruanas. Estes fidalgos, chamados «orejones» pelos hespanhoes, eram destinados para as mais altas posições. Gomara c. 120+p. 177. c. 124+p. 161. No Mexico a coróa era uma especie de mitra. Acosta VI. c. 24. p. 440. Entre muitas tribus brazileiras uma especie de tonsura, como nos franciscanos, pertence ás distincções das pessoas. Quando um Abipone é elevado a nobre, uma velha corta-lhe o cabello deste modo. Dobrizhofer, II. p. 497..
  2. Vasconcellos. Chronica. p. 91.
  3. Maximiliano Principe de Wied. Reise in Brazilien II. p. 10.
  4. Já Oviedo. Historia General de las Indias 1547, V. с. I. p. 46 b menciona este instrumento como commum entre os Caraibas. E’ um pedaço de tronco óco, pendurado entre dois postes ou deitado no chão, defronte da cabana do chefe ou na praça commum (ócara).
  5. Taes reuniões da cemmmunidade nfto s&o comparaveis com as assembléas de conselho ou de julgamento que os Incas indroduziram no Perú. Ali cada uma das quatro provincias do reino teria tido uma assembléa de guerra, de justiça e de finanças, cujos membros eram distribu dos em subcategorias de gráo, até complexos de 10 visinhos (decuriones). Provavelmente é esta descrípção de organisação tão complicada bastante exaggerada por Garcilaso.