Página:O estado do Direito entre os Autochtones do Brazil.pdf/14

Wikisource, a biblioteca livre
— 32 —

ou um ou outro que quer fazer partido, se move com alguma vivacidade, conversando. Logo que o chefe apparece — e raras vezes elle se faz esperar—a reunião fica silenciosa. Em geral de pé, ou sentados sobre os calcanhares, formam um circulo ao redor do chefe. Os que vêm de longe tem as armas na mão ou encostam-nas a parede. Si a reunião é pouco numerosa, effectua-se ella, sem distincção, nas rêdes da grande cabana e a discussão tem logar nesta posição indolente.

Conforme ouvi durante a minha estada entre os Puris e Miranhas o assumpto de taes conferencias eram os seguintes: tempo e logar de caçadas em commum (de passaros migratorios) e pescarias; participação em expedição para colher salsaparrilha ou capturar tartarugas; venda de rêdes de dormir; ferimento de companheiros e a necessidade de satisfação. Também discutem-se nessas reuniões as expedições guerreiras ou ataques para vingar derrotas ou capturar prisioneiros; mas, com accôrdo prévio de cada um.

O chefe expõe o assumpto e deixa cada um fallar a seu turno, raras vezes interrompem o orador, e a conferencia tem um caracter de calma, paciencia e sangue frio incomprehensiveis ao europeu. Parecem examinar o assumpto de todos os lados e como o indio não hesita em mudar de opinião, a deliberação é quasi sempre unanime. Uma simples palavra como: « está bom », ou « acontecerá » etc., da bocca de todos, muitas vezes com transposição das palavras e repetição emphatica, traduz o consentimento geral. E’ sabido que nas reuniões de indios Norte-Americanos mantem-se uma fogueira, [1] porém este costume nunca observei entre os selvagens brasileiros.

A execução do que foi deliberado é conferida ao chefe, só ou com auxiliares. Uma outra reunião em que devem dar conta do acontecido fica fixada para um dia determinado. Levantada a sessão ergue-se o chefe dizendo «vamos» ; cada um repete o «vamos» com gravidade e a reunião dissolve-se.

Em muitas destas conferencias é interdicta a entrada para as mulheres que, como em geral se observa, gozam de muito pouca confiança dos homens. Retiram-se para as cabanas proximas onde se occupam no preparo das bebidas para a orgia que succede a quasi todas as reuniões. Entre os povos que têm escravos, são estes prohibidos de testemunhar as conferencias.

Quando o chefe funcciona como juiz entre individuos ou familias, o que, segundo a nossa opinião acontece mais em causas civis do que criminaes, o julgamento é feito na sua cabana sem que os outros habitantes a desoccupem. Ambos os partidos apparecem pessoalmente e em casos importantes, trazem toda a familia e parentes. Também o pagé e, ás vezes, testemunhas trazidas pelos interessados, ahi figuram. Que o juramento exista como prova nunca ouvi. Taes julgamentos são em geral feitos á tarde.

  1. Lafitau, Moeurs des Americ. I. p. 478.