Página:O estado do Direito entre os Autochtones do Brazil.pdf/7

Wikisource, a biblioteca livre
— 25 —

A lingua dos Tupis , por causa da sua distribuição tão geral, tornou-se o vehiculo para as relações entre os europeus e os índios. Empregada de preferencia pelos missionarios elles a desenvolveram e especialmente no Paraguay e no sul do Brazil, tornou-se ella a lingua Guarany ou dialecto mais puro e sonoro, ao passo que no resto do Brazil permaneceu como Tupi ou Lingua Geral. Esta ultima conservou-se até agora sómente nas províncias de Pará e Rio Negro onde serve nào sómeate para as communicações entre as outra raças e os índios mansos, [1] como constitue também a união destes entre si e para as relações com os índios livres, entre os quaes não é raro propagar-se.

Deve-se considerar porém os Tupis como o povo predominante entre os autochtones do Brazil. Em relação á grande distribuição da sua lingua que se perpetuou por todo o Brazil nos nomes de numerosas localidades, podem elles ser comparados com o povo Cariba (Caoibes, Cariná, Calina, Calinago) [2] no nordeste da America do Sul e com aquellas hordas no Perú superior e Chnquisaca que faliam a lingua Aimará. Mas assim como aquelles indios no Perú que primitivamente serviam-se da lingua Quichuá, perderam a sua independencia pela mistura com os hespanhóes, também nào se encontram mais Tupis puros nas partes cultivadas do Brazil. Os cbamados indios do littoral que ora sós, era em communidades babitam desde Espirito Santo até Pará, são quasi exclusivameute descendentes dos antigos Tupinambás, porém, pela maior parte esqueceram a sua lingua. Sómente bem no centro do Brazil, entre os galhos principaes do rio Tapajós, sem contacto com os europeus e nunca visitados pelos viajantes, ainda vivem os Apiacás e Cahahyvas, como restos de um povo outr’ora forte e de larga distribuição.

Estamos, pois, no caso singular em que as nossas descripçòes das relações juridicas entre os autochtones do Brazil, no que respeita ao povo principal deste paiz, obrigam-nos a voltar até as narrações dos tempos anteriores. O que podemos apresentar de observação propria, relaciona-se especialmente com outras tribus e hordas no estado livre e cuja origem ou parentesco são totalmente desconhecidos ou, pelo menos, em muitos casos bastante duvidosos. Reina, comtudo, no modo de vida, costumes e horizonte intellectual de toda a gente da raça vermelha, uma correspondencia tão grande que, apezar de serem as observações feitas por entre tribus isoladas, esperamos, que a nossa exposição tenha apanhado os traços mais geraes e communs da vida intellectual da humanidade americana, si é que, de algum modo, conseguirmos dar conta da tarefa.

Actualmente nenhum povo existe tão numeroso nem occupando tamanha extensão no Brazil como antigamente os Tupis. Notável é também que as fortes tribus de agora que merecem o nome de povo ou de nação, são encontradas no sul ou no

  1. Até o anno de 1775 foram assim chamados do pulpito.
  2. As mulheres chamam o seu povo de Caliponam. Breton, Dict. Caraibe—Française. Auxerre 1665. p. 105.—Colombia, Relacion etc. Lond. 1822. I. pg. 543.