Página:O imperio brazileiro.pdf/100

Wikisource, a biblioteca livre
90
O IMPERIO BRAZILEIRO

retirou-se por causa da opposição da imprensa, como o declarou o homem d'Estado que dava semelhante exemplo de respeito à opinião, a qual já encontrava fóra do recinto parlamentar.

O parlamentarismo foi comtudo geralmente praticado no Imperio com honestidade e brilho sufficientes para deixar saudades do passado nos espiritos capazes de as alimentar e até para com elas abastecer uma corrente adversa à Republica presidencial, que trouxe comsigo uma aggravação do poder mode: rador restaurando-lhe as prerogativas pela consagração da inhuencia do executivo central sobre os organismos estaduaes, à dos quaes os mais pujantes fazem o papel dos grandes eleitores do sacro imperio romano. D. Pedro Il pensava, ao que parece (10), na possibilidade de modificar-se a Constituição imperial para transferir as attribuições do poder moderador, não para um presidente escolhido por conchavos de cardenes leigos inspirados pelo Espirito Santo das suas conveniencias, mas para um tribunal supremo que garantiria a fiel execução do systema federal reunindo poderes politicos aos poderes judiciarios. Sa O principe D. Luiz de Bragança, neto de D. Pedro II, escreveu num livro notavel de impressões de viagem na America do Dul, que «o jogo do parlamentarismo, assegurado por dois grandes partidos, revezando-se no poder, alcançou sob o governo de seu avô uma perfeição de que fóra da Inglaterra, debalde se hbusearia o equivalente». E a razão está em que a monarchia brazileira se desenvolveu sempre no sentido mais progressivo.

O principe a ella se refere com justiça e acerto como à «uma concepção politica grandiosa, habilmente modelada segundo as instituições britannicas, das quaes assimilou desde o inicio a elasticidade e a amplidão sustentada por uma pleiade de homens Estado eminentes e desinteressados, encarnada na pessoa de um soberano cuja vida domestica e publica nunca offereceu thema de commentarios à critica, e dando ao mundo o exemplo raro de um systema parlamentar que se encaminhava

(10) Salvador de Mendonça, 4 situação imtemucional da Brasil ,