Página:O imperio brazileiro.pdf/107

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO IV
97

servadora nos resultados da regencia Feijó. N'alguns pontos mesmo a tradição conservadora teve, ou ameaçou ter, consequencias dissolventes. O pendor regalista de Feijó quasi levou o paiz ao schisma religioso, encarnando no Novo Mundo a feição gallicana, que era n'um dos seus aspectos a do extremo padroado. Não se limitava elle, aliás, á supremacia do poder temporal nos actos eclesiasticos: ia até á intervenção no dogma, ainda além da disciplina do clero, cujo celibato desejaria ver abolido como regra obnoxia á moral.

Foi entretanto a situação conservadora de 1841 que assegurou o prestigio do poder central, euphemismo liberal pelo qual era designado o throno, nome que repugnava ao sentimento democratico. Os liberaes tinham no anno anterior feito a maioridade e o paiz, fatigado de revoluções e tomado de incerteza quanto ao futuro, estava com elles de coração, mas ainda mais o estaria com os conservadores que não tardaram a occupar o poder onde proseguiriam a obra de reacção, já restabelecendo a 23 de Novembro de 1841 o Conselho d'Estado, supprimido pelo Acto Addicional, já retirando ás assembléas provinciaes (decreto de 18 de Setembro de 1841) o direito de designarem os vice-presidentes respectivos, já revogando leis provinciaes por contrarias á Constituição, accusação immerecida, de facto reduzindo (pela lei de 3 de Dezembro foi reformado o codigo de processo criminal) a quasi federação de 1834 a uma muito moderada descentralização. A tão diffamada «facção aulica» servia ao mesmo tempo fielmente ao principio monarchico: alliando-se ora aos liberaes, ora aos conservadores, Aureliano agrupava realmente em redor do throno doutrinarios e cortezãos, e si não poude evitar as duas revoluções, de 1842 e de 1848, pelo menos lhes oppoz uma resistencia tenaz e victoriosa por meio dos fortes gabinetes contra os quaes se insurgiu o fanatismo liberal.

No Libello do Povo, fructo doutrinario da revolução franceza de Fevereiro de 1848, Salles Torres Homem, que não estudara impunemente na França de Luiz Felippe, mas não perdera todavia em Pariz o seu torneio classico, escrevia com a larga