Página:O imperio brazileiro.pdf/131

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO V
121

o seu commandante em chefe, o marquez de Caxias, o qual mandava representações contra o governo? O voto do Conselho d'Estado compellira o ministerio a permanecer, mas o dilemma imperial proposto fôra de natureza a melindrar o orgulho e a susceptibilidade politica de Zacharias, cujo caracter era altivo e independente.

O novo gabinete, conservador, de 1868, sob a presidencia de Itaborahy, occupou-se principalmente das finanças que a guerra tornara precarias. Houvera que emittir um emprestimo interno com juro de 6% ouro. Nesse anno a campanha paraguaya entrou na phase victoriosa para os alliados, mas, pessoalmente, ltaborahy era infenso a toda e qualquer alteração no regimen do trabalho; e o Imperador não logrou convertel-o ás suas idéas, nem mesmo depois de Aquidaban, da morte de Lopez e da occupação da Republica, quando as primeiras manifestações parlamentares secundaram a iniciativa do Chefe do Estado. Perdigão Malheiro previamente advogou em substancia a reforma que veio a vingar em 1871; Theodoro Machado que, como ministro da Agricultura, referendou a lei do ventre livre, propoz que fossem considerados libertos os escravos não matriculados; José de Alencar tratou de facilitar as manumissões pelo peculio do escravo e nos casos de successão fóra dos herdeiros necessarios. Tomando coragem, os liberaes mais adiantados, guiados pelo senador Nabuco, alçaram o programma reformista e, no tocante á necessidade da emancipação, fizeram causa commum com elles alguns conservadores, como Teixeira Junior (visconde do Cruzeiro). Aventou-se em projecto de lei que o governo fosse auctorizado a retirar do saldo orçamentario e a empregar a somma de mil contos em alforrias, com preferencia de mulheres e raparigas e tambem que, apezar da recusa do senhor, fosse outorgada pela auctoridade a libertação do escravo que dispuzesse de um peculio equivalente ao seu preço.

Sentindo faltar-lhe sob os pés o terreno e não dispôr da sympathia imperial para a sua politica de resistencia, Itaborahy apresentou sua renuncia e o poder passou para as mãos