Página:O imperio brazileiro.pdf/132

Wikisource, a biblioteca livre
122
O IMPERIO BRAZILEIRO

de São Vicente, que não tinha grande desejo de tomal-o, já porque se achava um tanto fóra da politica activa, como não era bastante familiar com os jovens elementos militantes e antepunha o gosto pelas controversias juridicas aos debates parlamentares.

Não lhe acudindo o apoio liberal e impotente para preservar a união dentro do seu proprio partido, transferiu poucos mezes depois o bastão de commando a Rio Branco, que rapidamente ascendia á direcção suprema das hostes conservadoras, excepção feita dos «emperrados». A habilidade deste estadista era grande porque se compunha em doses iguaes de lucidez de intelligencia e firmeza de acção e realçava-a um singular magnetismo pessoal. A obra do gabinete de 7 de Março de 1871 foi das mais fecundas na historia do Imperio, levando a termo a reforma judiciaria; promovendo consideraveis melhoramentos no ensino superior e no elementar, já fundando a Escola Polytechnica e a Escola de Minas, já abrindo cerca de 3.000 escolas primarias; procurando reorganizar o exercito e a marinha, que a guerra deixara em condição de descalabro e desenvolvendo a viação ferrea. Nenhum serviço publico prestado se pode comtudo comparar com o da libertação do ventre escravo, e nenhum lhe foi mais difficil executar em frente a uma opposição parlamentar que durante quatro mezes não desarmou e que abrangia adversarios como Andrade Figueira, dialectico formidavel; Ferreira Vianna, mestre de ironia; José de Alencar, orador de surtos litterarios; Paulino de Souza, cuja tenacidade se dissimulava sob a suavidade da voz, dos gestos e dos methodos de discussão.

Com o fito de iniciar sua filha — a princeza imperial D. Izabel — á faina do governo e de angariar-lhe popularidade, o Imperador confiara-lhe a regencia e partira para a Europa, que ainda não conhecia. Sentia-se seguro do resultado da lucta, embora a maioria ministerial fosse só de uma voz, o que facilitava a tactica da opposição para prolongar os debates, demorar as votações e atrazar o desenlace do pleito que Rio Branco sustentava