Página:O imperio brazileiro.pdf/144

Wikisource, a biblioteca livre
132
O IMPERIO BRAZILEIRO

Tornavam-no responsavel da espoliação que se dizia preparada com attribuir-lhe a principal iniciativa da reforma. Quando negou ao ministerio Dantas, desprestigiado logo por occasião da verificação de poderes e alvo de uma moção de desconfiança, uma segunda dissolução, o outro lado alcunhou-o de tartufo da emancipação e paladino da escravidão. Proceder diverso da Corôa teria seguramente provocado uma agitação revolucionaria, que já se deixava presentir nas vaias e arruaças, por tal forma andavam exacerbados os animos, tanto se mostrava enfurecida a classe agricola e tão claramente se desenhava a crise financeira. Já era em demasia tarde para fazer vingar a idéa de indemnização. Questão de pessoas ou questão de principios o Parlamento manobrava para traz ao manifestar-se persuadido de que o governo não podia «garantir a ordem e a segurança publicas, indispensaveis á solução do projecto relativo ao elemento servil».

A minoria apregoava-se coarcta: nas palavras de Joaquim Nabuco, a Convenção Franceza invadida pelas secções da Communa não se sentia mais ameaçada do que a Camara Brazileira n'aquelle momento. As recordações da Grande Revolução são de um effeito sempre seguro n'uma assembléa latina. É uma tragedia que prima no repertorio.

Fizera-se comtudo impossivel não conceder satisfacção á opinião humanitaria e mister era achar o terreno de um accordo para retardar a emancipação immediata e incondicional que se tornara o lemma do partido abolicionista depois que os seus antagonistas tinham demonstrado que «disputavam a liberdade ao tumulo», recusando libertarem os veteranos da escravidão. Na situação que se tinham creado perante o paiz os conservadores não poderiam ser chamados ao poder. Seria o recúo. Saraiva, o chefe liberal, organizou um ministerio de transacção, melhor se diria de transição, apoiado pela dissidencia do seu partido e poupado pelos contrarios, adoptando estes o que se poderia chamar um estado de neutralidade benevola. O projecto concebido pelo novo gabinete era uma parodia do anterior: libertava os escravos de 65 annos, em vez de 60; fi-