Página:O imperio brazileiro.pdf/160

Wikisource, a biblioteca livre
148
O IMPERIO BRAZILEIRO

Forneciam á agitação o prestigio das suas fardas, ao mesmo tempo que a tornavam genuina e perigosamente politica antes do que social. O exercito volvia por essa estrada humanitaria ao que se tem chamado a sua funcção civica ou educadora em detrimento da sua funcção technica ou combatente. Esta já passara o periodo expansivo.

Desde que o Imperio consolidou sua unidade que os partidos politicos brazileiros se aventuraram ao «imperialismo continental». Assim observa o snr. Vicente Licinio Cardoso, um dos espiritos mais argutos da nova geração[1], ajuntando que aquelles partidos «claudicavam em casa e se mostravam arrogantes, exigentes intimoratos com os vizinhos»... A hegemonia sul-americana entrou a ser um objecto definido; a reconstrucção do vice-reinado platino, o fito supremo a evitar na costa do Atlantico; as «missões civilizadoras» com que a Europa e os Estados Unidos disfarçavam suas ambições, um processo a imitar. O Paraguay foi auxiliado, animado pelo Brazil, para servir de contrapeso á Argentina de Rosas, o qual ameaçava fortalecer a federação sob a sua direcção superior, e, por uma ironia historica, a Argentina de Mitre aproveitou-se do Brazil para destruir o obstaculo do Paraguay que procurava unir-se com Corrientes e Entre Rios para se franquear o desafogado accesso ao mar, desafiando a tutela de Buenos Ayres. Urquiza declarou abertamente na conversa que teve com snr. Richard Burton, relatada no livro citado[2], que si Lopez não tivesse invadido Corrientes, a quem aquelle ultimo dos senhores feudaes platinos considerava parte de sua Mesopotamia, elle o teria ajudado com 15.000 homens contra os macacos (sic).

E de pouco faltou que o não fizesse: porque receou a alliança de Lopez mais do que a sua inimizade, este já o tendo desapontado uma vez n'uma promettida investida contra Buenos Ayres, o duende da Confederação, e não conhecendo limites á sua ambição, dissimulada com a formula do «equilibrio

  1. Á margem do segundo reinado, n'O Estado de S. Paulo de 2 e 3 de Dezembro de 1925.
  2. Letters from the battle-fields of Paraguay.