Página:O imperio brazileiro.pdf/174

Wikisource, a biblioteca livre
160
O IMPERIO BRAZILEIRO

O ministerio sentiu-se entretanto preso n'um becco sem sahida e deveu sua salvação á intervenção dos chefes liberaes do Senado que propuzeram uma transacção, com tanto mais sinceridade quanto nenhum aspirava n'aquelle aperto a assumir as responsabilidades do poder. Abrira-se um abysmo que tudo podia tragar. Pelotas, aliás, pertencia ao partido liberal e não escutara impassivel o commovido appello, a quasi supplica do presidente do Conselho para não renegar seu passado glorioso tomando a direcção de uma revolta militar. Uma moção, redigida de commum accordo, foi apresentada pela opposição, convidando o governo a cancellar espontaneamente as famosas notas de censura envolvendo penas disciplinares impostas antes da resolução imperial, tomada por effeito da consulta ao Conselho Supremo Militar.

Os militares triumphavam. Seu desejo tinha sido derrubar o ministerio e então teriam acceitado requerer a annullação ao novo gabinete que se organizasse. Esta suprema humilhação foi, porem, poupada a Cotegipe porque as fileiras monarchistas se apertaram por essa occasião, diante da imminencia do perigo, igual para todos quantos estimavam o regimen. O instinto de conservação fallou mais alto do que os ciumes partidarios. As instituições não tiveram comtudo sinão dois annos que esperar para que as engulisse o sorvedouro da indisciplina e rebeldia que, a pretexto da não exclusão dos fardados das regalias communs do cidadão, tão pittoresca e profundamente caracterizou a desorganização militar da America Hespanhola no seculo XIX até que novos elementos a fossem reformando. No Brazil esbanjaram-se a 15 de Novembro de 1889 os ultimos dinheiros da somma de desinteresse nacional que, segundo Joaquim Nabuco, sustentava a monarchia no Brazil.

Com o novo ministerio João Alfredo a questão militar apparentemente arrefeceu porque o presidente do Conselho inventou a necessidade de uma expedição militar de observação á fronteira do Matto Grosso por motivo de questões bolivianas de limites com o Paraguay e confiou o commando das forças despachadas ao marechal Deodoro. Segundo o visconde de Ouro