Página:O imperio brazileiro.pdf/238

Wikisource, a biblioteca livre
222
O IMPERIO BRAZILEIRO

o general Flores, chefe da insurreição uruguaya e dois companheiros de Aguirre: baseava-se na plena amnistia e em novas eleições livres, mas não foi executado pelo governo blanco, contra o qual ameaçavam rebellar-se por este motivo seus proprios partidarios e que, para ganhar tempo, tomara uma attitude afoita que lhe permittisse por fim dominar a situação, exigindo que Flores desarmasse em primeiro lugar, licenciasse seus soldados e entregasse as armas e munições de guerra. A verdade era que Sagastume, em missão junto a Lopez, communicara que este offereceria sua mediação ao Brazil, declarando ao mesmo tempo que, no intuito de salvaguardar o interesse do equilibrio politico no Rio da Prata, não consentiria n'uma invasão do territorio oriental por tropas brazileiras.

O plenipotenciario imperial fez frente a esse conluio apresentando um ultimatum a vencer-se no prazo de seis dias para a submissão ás reclamações e respectivas reparações, sob pena de intervenção armada. A nota foi-lhe devolvida sem resposta, o que determinou a partida de Saraiva, demonstrações ultrajantes para o Brazil, o rompimento das relações diplomaticas, o inicio das hostilidades por meio do bloqueio dos portos uruguayos, o apresamento de navios e a marcha militar sobre Montevideo. Estes acontecimentos coincidiram com a queda no Rio de Janeiro do gabinete Zacharias a proposito de um projecto de subsidio a uma companhia norte-americana de navegação mercante, e com a organização do ministerio de côr liberal mais pronunciada presidido pelo conselheiro Furtado, então presidente da Camara. Saraiva, considerando sua missão terminada, deu sua demissão e o Imperador recommendou Paranhos (Rio Branco) como seu successor junto aos governos do Rio da Prata.

O novo plenipotenciario ainda tentou recorrer á conciliação, no intuito de poupar ao Uruguay vexames e humilhações que concitariam contra o Brazil todos os odios orientaes. A solução diplomatica de Rio Branco, querendo retirar do Paraguay um alliado incondicional, aberto ou disfarçado, sobrepujou a solução militar representada e preconizada por Tamandaré, embora a convenção de 20 de Fevereiro de 1865 fosse desauctorada pelo