Página:O livro de Esopo fabulario português medieval.pdf/119

Wikisource, a biblioteca livre

7. De non veio nom, hoje não; de sunt veio som, hoje são.

8. Na classe das consoantes labiaes temos: -B- > v em avondar < abundare; proveza a par de probeza; temos b por v em bibera < vipera e proberbio < proverbium; temos -BILE- > -vil em estavil, a par de débille, XXXVII, 13 (latinismo); temos poborada.

9. O s- (s impuro) está representando, ora por s-, ora por es-: sperança — esperança, scudeiro — escudeiro. Cfr. escapar — scapar, onde es- (s-) provém de ex-; escarnecer, a par de scarnho, de origem germanica. — Depois de semivogal está s reduzido a j em cajom < (oc)casione-. — Havia constante differença entre s-ç e f-z. Em mizquinho o z tem origem arabica; cfr. hesp. mezquino.

10. -QVO está representado por -co, em inico.

11. Grupos de consoantes: BL- > br em brasfemar; FL- > fr- em fror; -M’L > br em sembrante.

12. PHENOMENOS GERAES. Dá-se prothese de a em abastar, abolver, abúter, achegar, alevantar, alimpar, arrifẽes, arroido. Epenthese em celestrial. Metathese em afremosentar, percatar a par de precatar (confusão de pre- e per-), probe, e em -airo por -ario: contrairo, sodairo. Apocope em árvor, el. Apherese em maginar. Syncope em simildões. Assimilação em assolver, aversidade, trelladado, vesso. Dissimilação vocalica em arteficioso, homecidio, malecioso, vezinho; consonantica em frol por fror. Por influencia do r temos çarrar, e do l temos elamento (em ambos os vocabulos mudança de e em a).

ORTHOGRAPHIA

13. O que se vae dizer é natural complemento não só da phonetica, estudada a cima, mas do que se disse na introducção d’este trabalho.

14. As vogaes tonicas estão ás vezes duplicadas: oo (interjeição «ho», que porém alterna com o, II, 18, e com ho, XV, 5), ataa, trijguo, prijguo, imijgo, antijguo. Cfr. § 5. — Caso avulso é obeedecer, LVIII, 14.

15. Ditongos e digraphos:

A vogal tonica do ditongo nasal ou oral, cujo segundo elemento é e ou o, duplica-se geralmente: capõoes, pinhõoes, simildõoes, cãaes, irmãao, mãao; quaaes, saae, maao, paao, dooe.

A subjunctiva i dos ditongos está geralmente representada por y: muytas, foy, vay, mays, dey. Todavia tambem se encontra i e j: pois, depojs.