Página:O livro dos espiritos (1904).pdf/70

Wikisource, a biblioteca livre

Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstracção; dizer que Deus é o infinito é tomar o attributo pela propria causa e definir uma coisa que não é conhecida por outra que o é menos ainda.

 
Provas da existencia de Deus
 

4. Onde podemos encontrar a prova da existencia de Deus?

«No axioma que applicaes ás vossas sciencias: não ha effeito sem causa. Procurai a causa de tudo quanto não é obra do homem, e a vossa razão vos responderá.»

Para crer em Deus basta ver as obras da creação. O universo existe, e não pode deixar de ter uma causa. Duvidar da existencia de Deus seria negar que todo effeito tem uma causa e avançar que o nada pode fazer alguma coisa.

5. Que consequencia devemos tirar do sentimento intuitivo, que nutrem todos os homens, quanto á existencia de Deus?

«Que Deus existe; do contrario, qual seria a origem desse sentimento sem base alguma? é ainda uma consequencia do principio que affirma não haver effeito sem causa.»

6. O sentimento intimo que temos da existencia de Deus não poderia ser 0 resultado da educação e o producto de ideas adquiridas?

«Se assim fora, porque razão teriam os selvagens esse sentimento? »

Se o sentimento da existencia de um ente supremo fosse apenas o fructo do ensino, não seria universal e só existiria, como as noções das sciencias, nos que tivessem recebido esse ensino.

7. Poder-se-ia achar a causa primaria da formação das coisas nas propriedades intimas da materia? Mas então qual seria a causa dessas propriedades? Ha sempre necessidade de uma causa primaria.»