Página:O livro dos espiritos (1904).pdf/71

Wikisource, a biblioteca livre

Attribuir a formação inicial das coisas ás propriedades intimas da materia seria tomar o effeito pela causa, visto como taes propriedades são tambem effeito que devem ter uma causa.

8. Que devemos pensar da opinião que attribue a formação primordial a uma combinação fortuita da materia, isto é, ao acaso?

«Outro absurdo! Que homem sensato considerará o acaso um sêr intelligente? E depois, o que é o acaso? Nada.»

A harmonia que regula o mecanismo do universo patenteia combinações e fins determinados, e por isso mesmo revela a existencia de uma potencia intelligente. Attribuir a formação inicial ao acaso seria um contrasenso, porque o acaso é cego e não pode produzir os effeitos da intelligencia. Um acaso intelligente deixaria de ser acaso.

9. Onde se vê na causa primaria uma intelligencia suprema e superior a todas as intelligencias?

«Tendes um proverbio que diz: pela obra se reconhece o auctor. Pois bem! Contemplai a obra e buscai-lhe o auctor. É do orgulho que nasce a incredulidade. O homem orgulhoso nada admitte acima de si, razão pela qual se qualifica de espirito forte. Pobre sêr, a quem um sopro de Deus pode aniquilar!»

É pelas obras que se julga o poder de uma intelligencia. Desde que nenhum ser humano pode crear o que a natureza produz, a causa primaria da creação não pode deixar de ser uma intelligencia superior á humanidade.

Quaesquer que sejam os prodigios realizados pela intelligencia humana, essa intelligencia tambem tem uma causa, tanto maior quanto o que ella executa. É essa intelligencia suprema que é causa primaria de todas as coisas, qualquer que seja o nome com que o homem a designe.

 

Attributos da Divindade

 

10. O homem pode comprehender a natureza intima de Deus?

«Não; falta-lhe o sentido para isso.»