Página:O livro dos espiritos (1904).pdf/72

Wikisource, a biblioteca livre

11. Será dado ao homem comprehender um dia o mysterio da Divindade?

«Quando o seu espirito não mais estiver obscure cido pela materia e quando, pela perfeição, se houver aproximado de Deus, poderá então vel-o e comprehendel-o.»

A inferioridade das faculdades do homem não lhe permitte comprehender a natureza intima de Deus. Na infancia da humanidade, o homem confunde muitas vezes o Creador com a creatura, julgando-o com iguaes imperfeições; mas a medida que nelle se desenvolve o senso moral, o seu pensamento penetra melhor o fundo das coisas, e o homem fórma então uma idea de Deus mais justa e conforme a san razão, ainda que sem pre incompleta.

12. Se não podemos conhecer a natureza intima de Deus, poderemos, ao menos, fazer uma idea de algumas das suas perfeições?

«De algumas, sim. O homem as vae comprehendendo melhor á medida que se liberta do jugo da materia, entrevendo-as pelo pensamento.»

13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, immutavel, immaterial, unico omnipotente, soberana mente justo e bom, não temos uma idea completa dos seus attributos?

«No vosso ponto de vista, sim, porque julgaes abranger tudo; mas sabei que ha muitas coisas que ainda escapam á comprehensão do homem o mais intelligente, e para as quaes a vossa linguagem, limitada ás vossas ideas e sensações, não tem modos de exprimir. A razão vos diz, com effeito, que Deus deve possuir essas perfeições no grau supremo, porque, se The faltasse uma só, ou que, existindo, não fosse infinito, elle deixaria de ser superior a tudo e, por con sequencia, não seria Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus não pode sujeitar-se a vicissitude alguma nem ter nenhuma das imperfeições que a imaginação humana concebe.»