Página:O que eu vi, o que nós veremos (1918).pdf/80

Wikisource, a biblioteca livre
O Que Eu Vi

Actualmente, um motor de aeroplano precisa ser relativamente leve e, ao mesmo tempo, resistente a grande trabalho continuo.

Já o aço tem sido melhorado e tornado mais resistente por processos especiaes; ninguem sabe até que ponto poderiamos continuar a melhoral-o ainda. Se inventores como Edison, Tesla, Henry Wise Wood, Spery, e Curtis, etc., dedicassem sua energia a este assumpto, estou convencido que em pouco tempo teriamos um motor perfeitamente satisfactorio.

Outra difficuldade, que se apresenta á navegação aérea, é a de localisar-se o aeroplano. E' agora impossivel o uso do sextante nos ares.

Creio que um horizonte artificial, produzido por meio de um espelho, mantido em posição horizontal por um gyroscopio, resolverá este problema. Com a applicação do gyroscopio os scientistas têm conseguido resultados maravilhosos. Não sómente um aeroplano póde ser hoje mantido em equilibrio, por meio de um gyroscopio, como um grande vapor.

·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·
·

Com o motor aperfeiçoado e meios precisos de guiar seu curso, o aeroplano está certamente predestinado a figurar como um dos factores mais importantes no desenvolvimento do com-

— 80 —