Página:O que eu vi, o que nós veremos (1918).pdf/85

Wikisource, a biblioteca livre
O Que Nós Veremos

e em uma festa que organisaram em minha homenagem, voaram mais de 12 apparelhos e os mesmos aparelhos com aviadores differentes!! Chegando a Santiago fui visitar o campo de aviação do exercito, esplendidamente bem escolhido. A' minha vista, os oficiaes aviadores voavam e pousavam com a maior pericia. O meu espanto ainda foi maior quando me mostraram as usinas de construcção, propriedade do Exercito e que são contiguas ao Campo!!

Parecia que eu estava de novo nos arrabaldes de Paris!! Um dos officiaes presentes, com a maior naturalidade do mundo, convida-me para voarmos até Valparaizo, que se achava a 150 kilometros e, para lá ir, era necessario passar por cima de parte dos Andes; aceito, e hora e meia depois lá estavamos!

O trabalho, a pericia, a capacidade e o sucesso destes nossos amigos do Pacifico só é excedida pela sua modestia, pois é verdade, não perderam momento de me pedir conselhos, ora sobre a installação de um aerodromo nautico, ora sobre hydroaviões; quando nas usinas, sobre material, madeiras nacionaes, possibilidades de aperfeiçoamentos, etc. Querem aperfeiçoar-se e deram-me a honra de acreditar-me um especialista na arte.

— 85 —