Página:O que eu vi, o que nós veremos (1918).pdf/98

Wikisource, a biblioteca livre
O Que Eu Vi

No primeiro dia, grande alegria; mas quando são prevenidos que não trouxe aeroplano e que não vou voar, ha um grande desapontamento.

Cito um caso que se passou ultimamente: Chego a uma cidadesinha do interior e encontro um amigo e companheiro intimo de collegio. Havia justos 30 annos que não nos viamos. Grande prazer dos dois por nos encontrarmos. Proponho passeios a pé ou a cavallo, durante os quaes discorreriamos sobre os tempos antigos. O meu amigo oppõe-se, pois já não está mais em idade de subir montanhas a pé, e mesmo já lhe é desagradavel andar a cavallo! Nos nossos passeios, em "charrete", o meu amigo, que é muito espirituoso, fez-me rir contando anecdotas da nossa infancia; porém, a um momento dado, pára e diz: — Já rimos bastante; agora vamos fallar sério: os habitantes da cidade e eu, estamos muito descontentes contigo; pois vens passar aqui alguns dias e não fazes um vôo! Que custa mandares um telegrama e fazer vir o teu "realejo"? Tocarias a manivella e nos mostrarias o que és capaz de fazer!

— Pois bem, caro amigo; você sente-se já cansado para fazer longos passeios a pé ou a cavallo; eu, que tenho a sua idade, com a diffe

— 98 —