Página:O sertanejo (Volume I).djvu/148

Wikisource, a biblioteca livre
144
o sertanejo

     O tigre brasileiro, apezar de Buffon que o não conheceu, é um animal formidavel pela força e pela intrepidez. Há exemplo de penetrar em um rancho ou acampamento, e arrebatar delle um homem, zombando dos tiros com que o perseguem os companheiros da victima.

     Arrasta o cavallo ou boi que matou e faz frente aos caçadores, afastando-se com rapidez não obstante o grande pezo da carga. Azara refere o caso de um que levou com o boi morto outro boi vivo, preso à mesma canga.

     Toda essa força e braveza cedem á agilidade do homem. Não compreendia, porém, a gente da fazenda o imperio que o rapaz sertanejo exercia sobre a féra á ponto de a levar á tréla como a um sabujo.

     Da mesma forma que o leão, a panthéra e todo animal por mais cruel que seja, o tigre brasileiro pode ser domesticado. Naquella epocha havia caçador nos sertões que tinham dessas fantasias ; embora mais de uma vez fosse obrigado á ir á colla do fugitivo, á quem apertavam saudades da brenhas.

     Uma coisa, porém, era o tigre manso e outra muito diversa o tigre bravio, que sahira da matta açulado pela fome e que deixava-se arrastar