Página:O sertanejo (Volume I).djvu/149

Wikisource, a biblioteca livre
o sertanejo
145

por Arnaldo, sem oppor-lhe a menor resistencia, nem dar qualquer sinal de colera.

     Não atinando com a explicação natural do facto, buscava-a aquella gente na superstição. Attribuiam todos á feitiçaria esse poder incomprehensivel que o sertanejo exercia sobre a féra.

     João Coité era de opinião differente. Para o visionario aquella onça não era o que mostrava, porém o bruxo velho Job, que tomara a figura do animal, afim de não ser conhecido.

     — E sinão, vejam como veio correndo o outro enguiço de Satanaz que elle já enfeitiçou ? Aquillo é que sentiu o fortum de enxofre.

     Já se tinha dispersado a gente, e recolhidos aos aposentos ou tornados ás labutações jornaleiras, os aggregados cismavam sobre o caso, que dava thema vasto á tagarelice.

     No terreiro, á sombra da oiticica, ainda se achava o capitão-mór Campello com seu tenente Agrela e o padre Telles, capellão da fazenda.

     Já entrado em annos, porém ainda verde e bem disposto, o sacerdote, mais por indole do que por estudo e convicção, dava o exemplo de uma tolerancia benevola que todavia estava bem longe da simonia de certos padres desabusados, como