Página:O sertanejo (Volume I).djvu/197

Wikisource, a biblioteca livre
o sertanejo
193

eras ? Por mim tenho que nunca Roldão, Lançarote, ou algum outro dos doze pares de França, estacou na ponta de sua lança um cavalheiro á disparada com tanta bizarria, como tenho visto topar um touro bravo na ponta da aguilhada.

     — Lá isso é verdade ; acudiu o João Corrêa.

     — Certo que é ; mas não se medem proezas de cavalheiros com agilidades de peôes ; tornou o Fragoso, e continuou voltando-se para o capitão-mór com ar prazenteiro. O atrevimento do villão não causou nenhum mal em suma, pois restituiu a prenda a pessoa á quem a destinei desde o principio da cavalhada ; e não foi sinão o mêdo do castigo que o moveu á amparar-se com a bôa sombra da Sra. D. Flor, que mais santa guarda não podia dar-lhe sua estrella.

     Marcos Fragoso ao entrar na sala, relanceara disfarçadamente a vista para as portas interiores, com o sentido de surprehender por alguma fresta os olhos curiosos que por ventura d'ali estivessem espreitando.

     Havia no fundo da sala, entre as portas do serviço, duas janellas gradeadas como o locutorio dos conventos, e de que ainda se encontraram