Página:O sertanejo (Volume I).djvu/27

Wikisource, a biblioteca livre
o sertanejo
23

altivas recalcou o supremo gemido, e em seus labios mimosos a voz feneceu exhalando apenas esta palavra, que resumia toda a sua afflição :

     — Jesús!...

     O corpo desmaiado resvalou pelo flanco do baio, mas não chegou a cahir. Um braço robusto o suspendeu quando já a fralda do roupão de montar arrastava pelo chão.

     Apenas o sertanejo conheceu o perigo em que se achava a donzella, rompeu-lhe do seio um grito selvagem, o mesmo grito que fazia estremecer o touro nas brenhas e que dava azas ao seu bravo campeador.

     No mesmo instante achava-se perto da moça, a quem tomara nos braços. Para salva-la era preciso voltar antes de fechar-se o circulo de fogo, que já o cingia por todos os lados com excepção da estreita nesga de terra por onde acabava de passar.

     Não houve de sua parte a minima demora ; o campeador devorou o espaço, e não se poderia dizer que chegara, pois sem parar voltara sobre os pés. Mas o incendio tinha as azas do dragão ; retrocedendo, achou-se o sertanejo em face de um bulcão de chammas que o investia.