Página:O sertanejo (Volume I).djvu/49

Wikisource, a biblioteca livre
o sertanejo
45

e escravos, bem como nos jaezes de seus cavallos, brocados, velludos e telas de maior custo e primor do que usavam nos paços reaes de Lisbôa os fidalgos lusitanos.

     Datava do começo do seculo dezesete a primeira fundação da herdade ou fasenda, como já então se entrava a chamar esses novos solares que os fidalgos de fortuna iam assentando nas terras de conquista, como outrora o haviam feito no reino outros aventureiros, tambem ennobrecidos pelo valor e pelas façanhas.

     Naturalmente lembraram-se nossos avoengos de pôr esse nome ás granjas de maior trafego pela rasão de representarem os grossos cabedaes e grandes posses de seus donos. Dahi veio a designação no norte aos cazaes de criação, como no sul aos predios de lavoura.

     O gado de varias especies, que os primeiros povoadores tinham introduzido na capitania do Ceará, se propagara de um modo prodigioso por todo o sertão, coberto de ricas pastagens.

     Succedera o mesmo que nos pampas do sul ; as raças se tornaram silvestres, e manadas de gado amontado, que ainda hoje na provincia chama-