Página:Obras de Manoel Antonio Alvares de Azevedo v3.djvu/20

Wikisource, a biblioteca livre

tantos exemplos e de bem acreditados escritores poderíamos apresentar.

Defeitos tem-nos ele por certo, mas inteiramente provenientes da sofreguidão com que escrevia, do pouco tempo que teve para limar e polir o que lhe saíra da fronte escaldada — nessas noites de delírio e de vigílias. Ha somente a natureza, somente o lampejo fulgurante do gênio; aquilo que a arte podia fazer, o que competia á reflexão — não lhe deu tempo a voz do arcanjo do extermínio.

Mas como bolo é mesmo assim em seus defeitos! Como agrada aquele desleixo, aquele abandono, que ás vezes se lhe nota no estilo! Como cala aquela suprema poesia, que transpira de suas palavras, quando canta-o a mulher que o inspira, ou as flores dos campos, o canto das aves, o vento do céu, o ciciar da brisa, o silencio da noite e a luz pálida e desmaiada da lua! Como sabia dizer tão bem as afecções do peito, as emoções sentidas d'alma!

Cultivando com gosto e felicidade a musa joco-seria, ainda não pôde até agora ter muitos imitadores.

Muitos tem tentado semelhante tarefa, mas os resultados pálidos e frios de seus tentames, tem-nos feito recuar desanimados. Aquele belo espécime, a que denominou de — spleen e charutos — tem atraído a atenção de todos e os esforços de muitos, mas até agora