Página:Obras poeticas de Claudio Manoel da Costa (Glauceste Saturnio) - Tomo II.djvu/9

Wikisource, a biblioteca livre
ADVERTENCIA PRELIMINAR

O segundo tomo das Obras Poeticas de Claudio Manoel da Gosta, comprende: o restante da edição de 1768 que não coube no primeiro tomo (Cançonetas, Cantatas e Romances), as poesias ineditas que só avulsa e fragmentariamente appareceram em revistas ou collectaneas e anthologias, nomeadamente na Collecçâo de poesias ineditas (Lisboa, 1810) na Revista do Instituto Histórico, tomo LIII (Rio de Janeiro) e na maior parte pela primeira vez na Revista Brasileira, tomo II (Rio de Janeiro, 1895) editadas pelo doutor B. F. Ramiz Galvão; o poema Villa Rica, impresso em 1839-41 e reimpresso em 1897. Tanto o Villa Rica como as poesias ineditas constituem a obra postuma do poeta, a qual é visivelmente inferior ao que publicou em vida.

Ao preparar esta edição, guardamos quanto possivel toda a fidelidade ás fontes e aos originaes que serviam á reimpressão, mas com algumas raras restricções que passamos a declarar.

Deixamos intactos todos os versos que nos pareceram maus pela ausência de ritmo ou por outro qualquer defeito que não se pode attribuir necessariamente aos copistas. Taes por exemplo no poema de Villa Rica os versos:

A farda militar, cingia-lhe o lado