Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/191

Wikisource, a biblioteca livre
DIFICULDADES DA TEORIA
165

a tornar-se animais perfeitamente alados. Se assim fosse, quem imaginaria que, num estado de transição anterior, estes animais habitavam o Oceano e se serviam de seus órgãos de voo nascentes, tanto como o podemos saber, com o único fim de escapar à voracidade dos outros peixes?

Quando vemos uma conformação absolutamente perfeita e apropriada a um hábito particular, tal como a adaptação das asas da ave para o voo, é preciso que nos lembremos que os animais apresentando as primeiras conformações graduais e transitórias deviam raramente sobreviver até à nossa época, porque teriam de desaparecer diante dos seus sucessores que a selecção natural tornou gradualmente mais perfeitos. Podemos concluir, além disso, que os estados transitórios entre as conformações apropriadas a hábitos de existência muito diferentes deviam raramente, num antigo período, desenvolver-se em grande número e em muitas formas subordinadas. Assim, para tornar ao nosso exemplo imaginário do peixe volante, não parece provável que os peixes capazes de se elevar até ao verdadeiro voo revestissem muitas formas diferentes, aptas a apanhar, de diversas maneiras, presas de diversa natureza sobre a terra e sobre a água, antes que os órgãos do voo tivessem atingido um grau de perfeição assaz elevado para lhes assegurar, na luta pela existência, uma vantagem decisiva sobre outros animais. A probabilidade de descobrir, no estado fóssil, as espécies representantes das diferentes transições de conformação, é pois menor, porque existiram em menor número que as espécies tendo uma conformação completamente desenvolvida.

Citarei de momento dois ou três exemplos de diversificações e de mudanças de hábitos entre indivíduos de uma mesma espécie. Num e noutro caso, a selecção natural poderia fàcilmente adaptar a conformação do animal aos seus hábitos modificados ou exclusivamente a um deles sòmente. Contudo, é difícil determinar (isto, porém, importa-nos pouco), se os hábitos se transformam ordinàriamente primeiro, modificando-se a conformação em seguida, ou se ligeiras modificações de conformação trazem uma mudança de hábitos; é provável que estas duas modificações se apresentem algumas vezes simultâneamente. Como exemplo de alterações de hábitos, basta assinalar numerosos insectos britânicos que se nutrem hoje de plantas exóticas, ou exclusivamente de substâncias artificiais. Poder-se-iam citar inumeráveis casos de modificações de hábitos; algumas vezes observei, na América meridional, um papa-moscas (Saurophagus sulphuratus) pousar em um ponto, depois arremessar-se para um outro, como o faria um gavião; depois, noutros momentos, ficar imó-