Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/234

Wikisource, a biblioteca livre
208
ORIGEM DAS ESPÉCIES

uma tromba. Para poder atingir a folhagem situada muito alto (sem ter necessidade de subir, o que a conformação dos ungulados torna impossível), é necessário que o volume do corpo tome um desenvolvimento considerável; ora, há países que apenas apresentam muito poucos dos grandes mamíferos, a América do Sul, por exemplo, não obstante a exuberante riqueza do país, enquanto que são abundantes num grau sem igual na Africa meridional. Não sabemos de forma alguma porque assim é nem por que os últimos períodos terciários têm sido, muito melhores do que a época actual, apropriados à existência dos grandes mamíferos. Sejam quais forem estas causas, podemos reconhecer que certas regiões e certos períodos têm sido mais favoráveis do que outros ao desenvolvimento de um mamífero tão volumoso como a girafa.

Para que um animal possa adquirir uma conformação especial bem desenvolvida, é quase indispensável que algumas outras partes do organismo se modifiquem e se adaptem a esta conformação. Posto que todas as partes do corpo variem ligeiramente, não resulta sempre que as partes necessárias o façam na direcção exacta e no grau exigido. Sabemos que as partes variam muito diferentemente em carácter e em grau nos diferentes animais domésticos, e que algumas espécies são mais variáveis do que outras. Não resulta mesmo da aparição de variações apropriadas, que a selecção natural possa actuar sobre elas e determinar uma conformação em aparência vantajosa para a espécie. Por exemplo, se o número dos indivíduos assistentes num país depende principalmente da destruição operada pelos animais de presa — pelos parasitas externos ou internos, etc. — casos que parecem apresentar-se muitas vezes, a selecção natural só pode modificar muito lentamente uma conformação em especial destinada a conseguir os alimentos; porque, neste caso, a sua intervenção é quase insensível. Enfim, a selecção natural tem uma marcha muito lenta, e exige, para produzir efeitos um pouco pronunciados, uma longa duração das mesmas condições favoráveis. É ùnicamente invocando razões tão gerais e tão vagas que podemos explicar porque, em muitas partes do globo, os mamíferos ungulados não adquirem pescoços alongados ou outros meios para comer os ramos das árvores colocados a uma certa altura.

Muitos autores têm levantado objecções análogas às que precedem. Em cada caso, fora das causas gerais que acabamos de indicar, há diversas outras que têm provavelmente impedido e embaraçado a acção da selecção natural, com respeito às conformações que se consideram como vantajosas para certas espé-