Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/240

Wikisource, a biblioteca livre
214
ORIGEM DAS ESPÉCIES

rior são guarnecidos de dentes proeminentes, mais grosseiros e mais agudos do que no pato. O ganso comum não filtra a água: serve-se exclusivamente do bico para arrancar e cortar as ervas, a cujo uso está tão bem adaptado que a ave pode segar a erva de muito mais perto do que qualquer outro animal. Há outras espécies de gansos, como me refere M. Bartlett, em que as lamelas são menos desenvolvidas do que no ganso comum.

Vemos assim que um membro da família dos patos com um bico construido como o do ganso comum, adaptado únicamente para pastar, ou apresentando apenas lamelas pouco desenvolvidas, poderia, por ligeiras alterações, transformar-se numa espécie tendo um bico semelhante ao do ganso do Egipto — este por seu turno numa outra tendo um bico semelhante ao do pato comum — e enfim numa forma análoga ao lavanco, provida de um bico quase exclusivamente adaptado à filtração da água, e não podendo ser empregado para agarrar e dilacerar os alimentos sólidos a não ser com a extremidade em forma de gancho. Posso juntar que o bico do pato poderia, com pequenas alterações, transformar-se também em um outro provido de dentes recurvados, salientes, como os do mergulhão (da mesma família), servindo para o fim muito diferente de apanhar e assegurar a presa do peixe vivo.

Tornemos às baleias. O Hyperodon bidens é desprovido de verdadeiros dentes podendo servir eficazmente, mas o seu palatino, segundo Lacépède, é endurecido pela presença de pequenas pontas de chifre desiguais e duras. Nada há, pois, de improvável para que qualquer forma cetácea primitiva tenha tido o palatino provido de pontas córneas semelhantes, mais regularmente situadas, e que, como as protuberâncias do bico do pato, lhes servissem para apanhar ou dilacerar a presa. Sendo assim, pode-se apenas negar que a variação e a selecção natural tenham conseguido converter estas pontas em lamelas tão desenvolvidas como o são no ganso egípcio, servindo tanto para prender os objectos como para filtrar a água, depois em lamelas como as do pato doméstico, e progredindo sempre até que a sua conformação haja atingido a do lavanco, onde servem tão exclusivamente de aparelho para filtrar. Gradações, que podem observar-se nos cetáceos ainda vivos, conduzem-nos deste estado em que as lamelas têm adquirido os dois terços do comprimento das barbas da Balaena rostrata, às enormes barbas da baleia gronelandesa. Não há, pois, a menor razão para duvidar que cada passo dado nesta direcção foi tão favorável a certos cetáceos antigos, alterando-se as funções lentamente durante o progresso do desenvolvimento, como são as gradações existentes nos