Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/247

Wikisource, a biblioteca livre
OBJECÇÕES DIVERSAS
221

ainda outros géneros em que o terceiro braço falta por completo. M. Perrier descreve o Echinoneus como tendo duas espécies de pedicelos, uma semelhando a do equinodérida e a outra a do espatango; estes casos são interessantes, porque fornecem exemplos de certas transições súbitas resultando do abortamento de um dos dois estados de um órgão.

M. Agassiz concluiu dos seus próprios estudos e dos de Müller, com respeito à marcha que estes órgãos curiosos deviam ter seguido na sua evolução, que é necessário, sem dúvida alguma, considerar como espinhos modificados os pedicelos das astérias e os ouriços-do-mar. O mesmo se pode deduzir, tanto do modo do desenvolvimento no indivíduo, como da longa e perfeita série dos graus que se observam nos diferentes géneros e nas diferentes espécies, desde simples granulações até aos pedicelos tridáctilos perfeitos, passando por espinhos ordinários. A gradação estende-se até ao modo segundo o qual os espinhos e os pedicelos são articulados na concha por varetas calcárias que os suportam. Encontram-se, em alguns géneros de astérias, «as combinações mais próprias para demonstrar que os pedicelos são simples modificações de espinhos ramificados». Assim, encontramos espinhos fixos na base dos quais são articulados três ramos equidistantes, móveis e denticulados, e sustentando na parte superior três outras ramificações igualmente móveis. Ora, quando estas últimas sobrepõem o vértice do espinho, formam de facto um pedicelo tridáctilo grosseiro que pode observar-se no mesmo espinho ao mesmo tempo que os três ramos inferiores. Não se pode, neste caso, desconhecer a identidade que existe entre os braços dos pedicelos e os ramos móveis de um espinho. Admite-se geralmente que os espinhos ordinários servem de arma defensiva; não há, pois, razão alguma para duvidar que o mesmo se não dê quanto aos ramos móveis e denticulados, de que a acção é mais eficaz quando se reúnem para funcionar como aparelho preênsil. Cada gradação compreendida entre o espinho ordinário fixo e o pedicelo fixo seria, pois, vantajosa ao animal.

Estes órgãos, em lugar de serem fixos ou colocados num suporte imóvel, são, em certos géneros de astérias, colocados no vértice de um tronco flexível e muscular, ainda que curto; posto que sirvam de arma defensiva, têm provavelmente, neste caso, alguma função adicional. Podem reconhecer-se nos ouriços-do-mar todos os estados porque passou o espinho fixo para terminar por articular-se com a concha e adquirir assim a mobilidade. Eu quereria poder dispor de mais espaço a fim de dar um resumo mais completo das interessantes observações de