Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/262

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO VIII


Instinto


Os instintos podem comparar-se aos hábitos, mas têm uma origem diferente. — Gradação dos instintos. — Formigas e pulgões. — Variabilldade dos instintos. — Instintos domésticos; sua origem. — Instintos naturais do cuco, do avestruz e das abelhas parasitas. — Instinto esclavagista das formigas. — A abelha; seu instinto construtor. — As alterações de instinto e de conformação não são necessàriamente simultâneas. — Dificuldades da teoria da selecção natural aplicada aos instintos. — Insectos neutros ou estéreis. — Resumo.

São tão notáveis muitos dos instintos que o seu desenvolvimento parecerá sem dúvida ao leitor uma dificuldade suficiente para destruir toda a minha teoria. Começo por notar que não tenho mais a intenção de procurar a origem das faculdades mentais do que as da vida. Temos, com efeito, apenas que nos ocupar das diversidades do instinto e das outras faculdades mentais nos animais da mesma classe.

Não tentarei definir o instinto. Seria fácil demonstrar que se compreendem ordinàriamente com este termo muitos actos intelectuais distintos; mas todos sabem o que se quer dizer quando se diz que é o instinto que leva o cuco a emigrar e a pôr os ovos nos ninhos das outras aves. Considera-se ordinàriamente como instinto um acto desempenhado por um animal, sobretudo quando é novo e sem experiência, ou um acto desempenhado por muitos indivíduos, da mesma maneira, sem que saibam prever o fim, ainda que sòmente pudéssemos desempenhar o mesmo acto com o auxílio da reflexão e da prática. Mas eu poderia demonstrar que alguns destes caracteres do ins-