Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/288

Wikisource, a biblioteca livre
262
ORIGEM DAS ESPÉCIES

e mesmo com placas de saliva endurecida. E, pois, muito improvável que a selecção natural de certos indivíduos que segreguem uma muito grande quantidade de saliva tenha podido levar à produção de uma espécie de que o instinto a obrigue a desprezar outros materiais e a construir o ninho exclusivamente com a saliva endurecida? O mesmo se dá em muitos outros casos. Devemos, todavia, reconhecer que, as mais das vezes, nos é impossível saber se foi o instinto se a conformação que primeiro variou.

Poderiam, sem dúvida alguma, opor-se à teoria da selecção natural um grande número de instintos cuja explicação é muito difícil; há-os, com efeito, de que não podemos compreender a origem; para outros, não conhecemos nenhum dos graus de transição por que têm passado; outros são tão insignificantes, que foi a custo que a selecção natural pôde exercer alguma acção sobre eles; outros, enfim, são quase idênticos em animais muito distanciados na escala dos seres para que se possa supor que esta semelhança seja herança de um predecessor comum, e é necessário, por conseguinte, considerá-los como adquiridos independentemente em virtude da acção da selecção natural. Não posso estudar aqui todos estes casos diversos, levar-me-ia a uma dificuldade especial que, à primeira vista, me pareceu bastante insuperável para combater a minha teoria. Quero falar dos neutros ou fêmeas estéreis das comunidades de insectos. Estes neutros, com efeito, têm muitas vezes instintos e uma conformação por completo diferentes dos dos machos e das fêmeas fecundas, e, contudo, vista a sua esterilidade, não podem propagar a sua raça.

Este assunto merecia um estudo profundo; todavia, examinei aqui apenas um caso especial: o das formigas obreiras ou formigas estéreis. Como explicar a esterilidade destas obreiras, é já uma dificuldade; não obstante, esta dificuldade não é maior que a que sofrem outras modificações um pouco consideráveis de conformação; é lícito, com efeito, demonstrar que, no estado natural, certos insectos e outros animais articulados podem por vezes tornar-se estéreis. Ora, se estes insectos viviam em sociedade, e era vantajoso para a comunidade que anualmente um certo número destes membros nascessem aptos para o trabalho, mas incapazes de procriar, é fácil de compreender que este resultado pode ser produzido pela selecção natural. Ponhamos, porém, de lado este primeiro ponto. A grande dificuldade existe sobretudo nas diferenças consideráveis que se mostram entre a conformação das formigas obreiras e a dos indivíduos sexuados; o tórax das obreiras tem uma conformação diferente; são des-