Página:Origem das espécies (Lello & Irmão).pdf/30

Wikisource, a biblioteca livre
4
ORIGEM DAS ESPÉCIES

do seu aumento em número. É a doutrina de Malthus aplicada a todo o reino animal e a todo o reino vegetal. Como nascem muitos mais indivíduos de cada espécie, que não podem subsistir; como, por consequência, a luta pela existência se renova a cada instante, segue-se que todo o ser que varia, ainda que pouco, de maneira a tornar-se-lhe aproveitável tal variação, tem maior probabilidade de sobreviver, este ser é também objecto de uma selecção natural. Em virtude do princípio tão poderoso da hereditariedade, toda a variedade objecto da selecção tenderá a propagar a sua nova forma modificada.

Tratarei com mais minúcias, no quarto capítulo, este ponto fundamental da selecção natural. Veremos então que a selecção natural causa quase inevitàvelmente uma extinção considerável das formas menos bem organizadas e conduz ao que se chama a divergência dos caracteres. No capítulo seguinte, indicarei as leis complexas e pouco conhecidas da variação. Nos cinco capítulos subsequentes, discutirei as dificuldades mais sérias que parecem opor-se à adopção desta teoria; isto é, primeiramente, as dificuldades de transição, ou, por outros termos, como um ser simples, ou um simples organismo, pode modificar-se e aperfeiçoar-se, para tornar-se um ser altamente desenvolvido, ou um organismo altamente constituído; em segundo lugar, o instinto, ou o poder intelectual dos animais; terceiro, a hibridade, ou a esterilidade das espécies e a fecundidade das variedades quando se cruzam; e, em quarto lugar, a imperfeição dos documentos geológicos. No capítulo seguinte examinarei a sucessão geológica dos seres através dos tempos; no duodécimo e décimo terceiro capítulos, a sua distribuição geográfica através do espaço; no décimo quarto, a sua classificação ou afinidades mútuas, quer no estado de completo desenvolvimento, quer no estado embrionário. Consagrarei o último capítulo a uma breve recapitulação da obra inteira e a algumas notas finais.

Ninguém se pode admirar que haja ainda tantos pontos obscuros relativamente à origem das espécies e das variedades, se reflectirmos na nossa profunda ignorância sobre tudo o que se prende com as relações recíprocas dos inúmeros seres que vivem em redor de nós. Quem pode dizer a razão por que tal espécie é mais numerosa e mais espalhada, quando outra espécie vizinha é muito rara e tem um habitat muito restrito? Estas relações têm, contudo, a mais alta importância, porque é delas que dependem a prosperidade actual e, creio firmemente, os futuros progressos e a modificação de todos os habitantes da Terra. Conhecemos ainda bem pouco das relações recíprocas dos inúmeros habitantes da Terra durante os longos períodos geoló-